Ilustre Desconhecido: William S. Burroughs


O que é para muitos considerados como o pai da beat generation, renegou sempre até ao final ter pertencido a tal movimento.

Neto do inventor da calculadora, viveu grande parte da sua vida à custa dos direitos de autor. Apesar disso, licenciou-se em Harvard depois de ter cumprido o ensino secundário em diversas escolas elitistas um pouco por todos os Estados Unidos, nunca se tendo adaptado.

E foi em Harvard que Burroughs começou a fazer as suas primeiras experiências literárias, assim como marcou a sua introdução na subcultura gay de Nova Iorque e no ambiente culturalmente revolucionário de Greenwich Village, onde acabaria por conhecer e criar o seu futuro ciclo social.

Com uma escrita que revela uma postura perante a vida de plena loucura e optimização das sensações, Burroughs influenciou não só toda uma geração de escritores como realizadores e músicos. Efectivamente, Burroughs foi oprimeiro escritor/criador a assumir na plenitude a sua consicência criadora como algo dependente ou profundamente influenciado pelo consumo de estupefaccientes.
Esta postura conduziu-o a uma vida de plena loucura, como o comprova o assassinato (acidental) da sua esposa ou as suas festas, famosas pela sua excentricidade.
Contudo, Burroughs é um dos nomes incontornáveis da cultura do século XX e por isso nada melhor do que aproveitar este início de férias para o (re)ler.
Livros de Burroughs disponíveis na biblioteca:
As Cartas de Yage
Cidades da Noite Vermelha
Revolução Electrónica
Refeição Nua

Comentários