Ilustre Desconhecido: Stephen King




Se houve escritor de quem se poderá dizer que revolucionou o panorama literário contemporâneo, Stephen King é, sem dúvida, um desses nomes, ou talvez mesmo o nome.



A verdade é que desde 1977, ano da publicação de Fúria, que o gótico americano sofreu uma verdadeira revolução que se expandiu rapidamente por todo o mundo, também graças à projecção dos seus filmes.



Este seu gosto pelo gótico manifestou-se desde pequeno, sendo que muitos foram os professores que o tentaram forçar a deixar este tipo deescrita. Por outro lado, o seu irmão ajudou-o na cópia dos seus textos que eram posteriormente vendidos ao seu grupo de amigos.



Mais tarde, já na universidade, os textos que escrevia ajudaram a financiar o curso de Inglês que viria a concluir em 1970.



Depois de mais de uma década de vícios (álcool e drogas), Stephen King foi submetido a um rigoroso processo de reabilitação que viria a mudar radicalmente a sua vida, sendo que o seu nível de produção literária aumentou, assim como a qualidade, convertendo-o no maior nome da literatura gótica de sempre aos 60 anos.



Livros de Stephen King disponíveis na biblioteca:

A luz
Carrie
O Talismã
A Metade Sombria
Os olhos do dragão
Saco de Ossos
A Rapariga que adorava Tom Gordon
À espera de um milagre
O caçador de sonhos

Comentários