Livro da Semana


Porquê ler Ian McEwan?
Nasceu em Inglaterra no ano em que se deu início ao famoso bloqueio de Berlim (1948) que viria inaugurar a guerra fria e no dia em que o Marco foi adoptado como moeda oficial da República Federal da Alemanha (21 de Junho).
Publicou o seu primeiro livro em 1975, ano em que em Portugal se registaram as primeiras eleições verdadeiramente democráticas, com o qual viria a ganhar o Prémio Sommerset Maugham no ano seguinte. Este seria apenas o primeiro dos inúmeros prémios literários que viria a ganhar, no qual se inclui o prestigiadíssimo Booker Prize.
É polémico o suficiente, como o prova a recusa do governo americano de o deixar entrar nos EUA em 2004, numa altura em que tinha sido convidado pelo governo britânico para jantar com a 1ª dama norte-americana, Laura Bush.
E, sobretudo, ainda não morreu.
Portanto, a questão que se levanta será talvez a de: Porquê NÃO ler Ian McEwan?
Na Praia de Chesil , o seu mais recente livro, somos sugados para uma Inglaterra no início dos anos 60, onde os valores conservadores ainda se encontram bem presentes e inculcados na juventude, como o demonstra o tema principal do livro: a perda da virgindade.
Os dilemas de um casal recém-casado são expostos até à sua quase completa exaustão, obrigando-nos a reflectir sobre nós próprios e sobre a forma como encaramos a nossa própria sexualidade. Isto, já para não esquecer os tabus que muitas vezes nos atormentam.
Isto tudo se desenvolve com a mestria única de uma escrita tremendamente sedutora, capaz de saltar do próprio papel, capaz de fazer parte de nós e dos nossos próprios pensamentos.
Numa época em que os radicalismos religiosos se acentuam um pouco por todo o mundo, já afectando o nosso “pacífico” mundo ocidental, Ian McEwan põe o dedo na ferida demonstrando que a nossa própria época das trevas não está assim tão longínqua quanto isso.
Para ler. Para devorar. Para perturbar.
Além do mais, são só 128 páginas. E isto para muita gente é uma vantagem inegável.


Disponível na sua bilioteca em 82 LE-3 MCW

Comentários