Ilustre Desconhecido: Luís de Sttau Monteiro

Nascido a 3 de Abril de 1926 em Lisboa, destacou-se sobretudo a nível da dramaturgia, o que lhe continua a valer uma nota de destaque entre os programas de Português do nosso ensino secundário.
Contudo, a obra de Sttau Monteiro vai muito para além de Felizmente há Luar.
Tendo-se estreado em 1960 com   Um Homem não Chora, Sttau Monteiro confirmou desde logo alguns dos atributos que o viriam a destacar no panorama da literatura nacional: a profunda ironia e sarcasmo em que baseou os jogos metafóricos  com que retratou o regime salazarista.
Esta atitude provocatória valeu-lhe prisão aquando da publicação 2 peças em um acto pois "o presente caso, a não ser severamente punido, constituirá exemplo de impunidade séria e particularmente pernicioso na presente situação." de acordo com o que consta no auto de Venâncio Augusto Deslandes, Secretário Adjunto da Defesa Nacional em 1966.
Para além do imenso êxito alcançado com Angústia para o Jantar, Sttau Monteiro dedicou-se igualmente à actividade jornalística no Diário de Lisboa onde surge a deliciosa personagem da Guidinha que fez e ainda hoje faz os encantos de todos os que lêem essas páginas. 
Viria a falecer em 1993 na mesma cidade que o viu nascer.

Livros de Luís de Sttau Monteiro disponíveis na sua biblioteca:

2 Peças em um Acto
Felizmente há Luar
Um Homem não Chora
Angústia para o Jantar
A Guidinha antes e depois

Comentários