Ilustre Desconhecido: Hannah Arendt


A alemã Hannah Arendt foi uma das mais destacadas filósofas do século XX, sobretudo pela forma corajosa com que denunciou a ascensão e os crimes cometidos pelo Nazismo.

Filha de uma família abastada, foi aluna de Martin Heidegger na Universidade de Marburgo, vindo a criar uma intensa relação intelectual com ele.

Depois de algumas atribulações na Europa, viu-se obrigada a emigrar para os Estados Unidos aquando da ascensão política de Hitler, viria a ser aí que publicaria as suas principais obras e que alcançaria uma imensa notoriedade dentro do meio intelectual ocidental. Depois de ter trabalhado em diversas editoras, acabaria por se tornar professora na Universidade de Chicago e mais tarde investigadora na New School for Social Research onde trabalharia até à sua morte.

A sua importância para a nossa compreensão da dimensão humana e de alguns dos mais importantes movimentos sociais do século XX é ainda hojhe incontornável, fazendo de Hannah Arendt um dos nomes de referência da nossa cultura.
Livros de Hannah Arendt disponíveis na sua biblioteca:
Homens em Tempos Sombrios
A Promessa Política
Entre o Passado e o Futuro

Comentários