Ilustre Desconhecido: Toni Morrison


A vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 1993 continua, ainda hoje, a ser uma ilustre desconhecida para grande parte do público português.

Nascida em Lorain, no estado do Ohio, a 18 de Fevereiro de 1931 e desde cedo que se começou a dedicar à língua inglesa, tendo-se licenciado em Inglês pela Universidade de Howard, seguindo-se um mestrado em Cornell. A partir daí começou a leccionar inglês em várias universidades norte-americanas, até se tornar editora na famosíssima Random House em Nova Iorque.

Nesta posição desempenhou um papel extremamente importante na promoção da literatura negra nos Estados Unidos, assim tendo um papel activo na luta pelos direitos humanos nos anos 60 e 70.

A par deste papel, começou a dedicar-se à escrita, publicando o seu primeiro romance em 1970. A sua escrita socialmente comprometida conquistou desde logo a simpatia de muitos leitores e começou a ser uma das vozes mais respeitadas na América.

Tal como já foi referido, venceu o mais alto galardão literário internacional em 1993, sendo a última americana contemplada.
Livros de Toni Morrison disponíveis na sua biblioteca:
Love



Comentários