Ilustre Desconhecido: Yukio Mishima


Como é que um escritor se torna num culto?

Nascido a 14 de Janeiro de 1925, Kimitake Hiraoka teve uma infância dominada pela figura opressiva da sua avó materna que o educou longe dos pais durante vários anos, acabando por condicionar toda a sua vida e sobretudo a forma como desenvolveu a sua actividade de escrita. Um universo marcado por estórias de terror e onde raramente saía de casa, sendo sempre proibido de brincar com outras crianças acabou por conferir uma tremenda densidade psicológica ao jovem Hiraoka, que começou a escrever as suas primeiras estórias aos 12 anos.

Desde cedo, então, a sua capacidade de escrita o fez destacar-se, começando a ser convidado para escrever para diversos jornais. Depois de um encontro com Kawabata, começou a ser tido como um dos mais importantes escritores japoneses do pós II Guerra.

Tendo-se destacado em quase todas as formas literárias (dramaturgia, contos, romances e poesia), viria a suicidar-se, cometendo seppuku após uma tentativa gorada de fazer um golpe de estado.

Apesar das suas convicções políticas eactos extremistas, é inegável que Yukio Mishima, nome literário que viria a assumir é, ainda hoje, um dos grandes ícones da literatura mundial.
Livros de Mishima disponíveis na sua biblioteca:
Genet. O condenado à Morte
Depois do banquete
Sede de amar
Neve de Primavera
Actos de Adoração
Morte em pleno verão
A ruína do anjo
Cavalos em fuga
Confissões de uma máscara
O marinheiro que perdeu as graças do mar
O templo dourado
O tumulto das ondas

Comentários