Ilustre Desconhecido: valter hugo mãe

valter hugo mãe retratado por Nelson d'Aires

valter hugo mãe nasceu a 25 de Setembro de 1971, numa cidade angolana chamada Henrique de Carvalho, actual Saurimo.

Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.

Além de escritor é editor, artista plástico, cantor e letrista.

Em 1999 fundou com Jorge Reis Sá a Quasi edições na qual publicou obras de Mário Soares, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, António Ramos Rosa, Artur do Cruzeiro Seixas, Ferreira Gullar, Adolfo Luxúria Canibal e muitos outros. Em 2001, ainda na Quasi, co-dirige a revista Apeadeiro. Em 2006 criou Objecto Cardíaco, editora que faliu porque se "atrapalhou com a contabilidade".

Foi poeta antes de ter descoberto a prosa quando, em três dias, "o nosso reino", primeiro romance que publicou em 2004, lhe começou a aparecer no computador. Romance esse, editado pela Temas & Debates, que foi considerado pelo Diário de Notícias o melhor romance português editado nesse ano.

A sua poesia está traduzida/editada em antologias ou livros autónomos em países como Espanha, Brasil, República Checa, Tunísia, Israel, Alemanha, Suíça, França, Eslovénia, Estónia e Estados Unidos da América.

Com "egon schielle auto-retrato de dupla encarnação", conquistou o Prémio de Poesia Almeida Garrett em 1999.

Por "o remorso de baltazar serapião", segundo romance, recebeu o Prémio Literário José Saramago - Fundação Círculo de Leitores, em 2007. Para o Nobel português, este foi "uma revolução, um tsunami, não no sentido destrutivo, mas da força".

Segue-se "o apocalipse dos trabalhadores", em 2008. E "a máquina de fazer espanhóis", em 2010.

Ainda fez uma incursão pela literatura infantil com os livros "a verdadeira história dos pássaros" e "a história do homem calado".

Desde pequeno que alimentava a vontade de cantar, mas a timidez, "profunda durante a adolescência", foi-lhe adiando o sonho.

Aos 38 anos, valter hugo mãe, o escritor que só usa minúsculas porque "todas as palavras têm a mesma dignidade", mostra o seu lado B, como vocalista e letrista do projecto Governo, que abraçou com António Rafael e Miguel Pedro, dos Mão Morta. O primeiro EP, "Propaganda Sentimental", foi lançado no final do ano passado.

Livros de valter hugo mãe disponíveis na Biblioteca Municipal:
  • o nosso reino
  • o remorso de baltazar serapião
  • o apocalipse dos trabalhadores
  • a verdadeira história dos pássaros
  • a história do homem calado

Comentários