Ilustre Desconhecido: Alan Hollinghurst


Alan Hollinghurst é um escritor britânico, nascido a 26 de Maio de 1954 em Stroud, no Glocestershire. Cursou Inglês no Magdalen College de Oxford, onde se graduou em 1975 e onde, em 1979, concluiu o Mestrado em Literatura Inglesa. Foi professor em Oxford até 1982, ano em que se muda para Londres e passa a ensinar no University College. Entre 1989 e 1995 foi editor do suplemento literário do The Times. Hollinghurst é assumidamente homossexual.

Ainda estudante, recebe em 1974 o prémio de poesia Newdigate (atribuído em 1878 a Oscar Wilde). Ao seu primeiro romance, A Biblioteca da Piscina, considerado o melhor romance sobre a homossexualidade alguma vez escrito em língua inglesa, foi atribuído o Sommerset Maugham Award de 1989. O autor voltaria a ser distinguido em 2004, desta vez com o prestigiado Booker Prize, pelo seu mais recente romance, A Linha da Beleza, adaptado para a televisão pela BBC.

A obra de Alan Hollinghurst, considerado hoje um dos maiores nomes da literatura inglesa, não pode ser definida apenas como literatura gay. Se bem que o autor não renegue o epíteto, não quer porém que isso seja o mais relevante. Os seus livros são retratos, por vezes mordazes, da sociedade inglesa, dos seus hábitos e costumes, das suas imoralidades e moralismos. Contam histórias de amor, classe, sexo, dinheiro, vícios, paixão e perda de inocência. A sua escrita é elegante, divertida e, acima de tudo corajosa. Não entra em polémicas nem pede desculpas. Só se chocam os que querem ser chocados.

Outras obras do autor são The Folding Star (1993) e The Spell (1998), obras ainda sem tradução portuguesa.

Os aclamados romances A Biblioteca da Piscina e A Linha da Beleza, estão disponíveis na Biblioteca Municipal.

Comentários