Livro da Semana


Crianças em Armas
de
Peter Singer








"O primeiro livro que examina a utilização crescente e global de crianças como soldados."

P. W. Singer, especialista internacionalmente reconhecido em assuntos de guerra do século XXI escreve acerca de uma nova estratégia de guerra, utilizada quer pelos exércitos governamentais quer pelos chefes militares, que tem como alvo as crianças; sobre como o primeiro militar americano morto por armas inimigas no Afeganistão - um boina verde - foi atingido pelos disparos de um adolescente afegão de 14 anos; como entre os suspeitos de militarem na Al-Qaeda, detidos pelas forças norte-americanas no Iraque, se encontravam mais de uma centena de crianças com menos de 17 anos; e como centenas de pessoas feitas reféns na Tailândia foram mantidas em cativeiro pelo chamado "Exército de Deus", liderado por gémeos de 12 anos de idade.
Entrevistando crianças-soldado ao longo de todo o livro, Singer analisa a forma como estas crianças são recrutadas, raptadas, treinadas e, finalmente, enviadas para a guerra.
O autor analisa a forma como este fenómeno surgiu e de que maneira as perturbações sociais e as falhas de desenvolvimento nos modernos países do Terceiro Mundo conduziram a um conflito global generalizado e a uma instabilidade que gerou um novo grande grupo de recrutas. E torna claro como a comunidade internacional tem de enfrentar esta nova realidade da guerra contemporânea, como aqueles que beneficiam com o recrutamento de crianças para combaterem têm de ser responsabilizados, como as forças armadas do Ocidente têm de estar preparadas para lutar contra crianças e de que forma os programas de reabilitação podem reverter este terrível fenómeno, transformando as crianças-soldado novamente em crianças.

Livro disponível na Biblioteca Municipal com a cota 316 SNG

Comentários