Ilustre Desconhecido - Stieg Larsson


Stieg Larsson foi um escritor e jornalista sueco, além de um acérrimo defensor dos direitos humanos. Nasceu em Västerbotten no ano de 1954 e faleceu repentinamente em Estocolmo, vítima de ataque cardíaco, em Novembro de 2004.

Nos finais da década de setenta, antes de iniciar a sua carreira como escritor, Stieg Larsson tornou-se conhecido no seu país por ser um influente activista na denúncia de organizações neo-fascistas e racistas. Em 1995, depois do assassinato de 7 pessoas às mãos de um grupo neo-Nazi, foi o principal impulsionador da criação da Expo, uma fundação com o objectivo de denunciar actividades racistas e anti-democráticas ligadas à extrema-direita e contrariar o seu crescimento junto dos jovens e das comunidades escolares. A actividade da Expo inclui a publicação de uma revista com o mesmo nome, que foi, desde o seu lançamento, alvo de ataques por parte da extrema-direita, tendo os seus redactores recebido ameaças de morte. Durante os últimos quinze anos da sua vida, Larsson e a sua companheira, Eva Gabrielsson, viveram sob a constante ameaça da violência extremista.

Por este motivo, a escrita tornou-se para Larsson um momento de descontracção e alheamento. Aos 50 anos, pouco antes da sua morte, entregou ao seu editor os manuscritos da trilogia policial que relata as aventuras do jornalista Mikael Blomkvist e da irreverente investigadora Lisbeth Salander. Stieg Larsson não viveu para assistir ao extraordinário fenómeno que a sua trilogia Millennium se veio a tornar; em 2008 foi o segundo autor mais vendido a nível mundial. Os três títulos, Os Homens que Odeiam as Mulheres, A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo e A Rainha no Palácio das Correntes de Ar foram adaptados com grande sucesso ao cinema.

Circulam rumores de que a família e a companheira do autor têm em seu poder os manuscritos das quarta, quinta e sexta partes da saga, o que enche de esperança os admiradores incondicionais das personagens criadas pelo prematuramente desaparecido escritor com a perspectiva de novas aventuras.

A trilogia Millennium está disponível na sua Biblioteca.

Comentários