Diálogo a Quatro Vozes

- Olá, querida, correu-te bem o dia?
(Quero lá saber das tretas que todos os dias tens para me contar!)
- O costume, sem grande história. E o teu?
(Só espero que não vás começar a falar de gente que não conheço de lado nenhum...)
- Fechei um contrato bestial com o Couceiro da FADEP. Lembras-te dele?
(Estou eu aqui nesta conversa da treta e queria era ir ver o Trio de Ataque.)
- Tenho uma vaga ideia...
(Não sei, nem quero saber! Quem é esse gajo?)
- E, querida, o que vai ser hoje o jantar?
(Deixa-me lá ver se a despacho para a cozinha. Talvez ainda consiga apanhar o programa...)
- São restos de ontem.
(Será que é hoje que me convidas para irmos jantar fora?)
- OK, por mim tudo bem.
(Bolas, é a terceira vez esta semana que como restos.)
- Ajuda-me então a pôr a mesa.
(Em vez de te ires refastelar no sofá, em frente à televisão.)
- Claro, estava mesmo a pensar nisso...
(Agora é que o programa foi mesmo à vida.)

- Então, querido, queres mais um bocadinho?
(Se comeres como uma lontra, talvez adormeças e me deixes em paz.)
- Não, amor, estava muito bom, mas já não tenho mais espaço.
(Parece comida para porcos, dura, sem sabor, nem graça.)
- Sabes que a mamã me telefonou hoje?
(Vamos lá ver como é que o idiota reage à notícia...)
- Ah, sim? É desta vez que vem passar uns dias cá a casa?
(Queira Deus que não. Queira Deus que não...)
- Duas semanas inteirinhas. Não é o máximo?
(Sempre quero ver o que vais dizer, grande cínico.)
- Estou sem palavras... por causa da alergia, claro.
(Tenho é que emborcar, rápido, um copo de vinho!)

- Passas-me o comando da televisão?
(Já estou farto de gramar telenovelas.)
- Claro, mas não é melhor apagarmos a luz?
(Se não, lá vai ele a correr para a SporTV.)
- Por mim, acho óptimo...
(Meu Deus, não me digas que ela está com ideias.)
- Desculpa virar-te as costas, mas, sabes, o período...
(É só para a semana, mas assim fica já o assunto resolvido.)
-Oh, que pena, e logo hoje que me sinto tão romântico...
(Safa! Desta já me escapei...)
- Boa noite!
- Até amanhã...

João Viegas, in O Canto do Galo: Microcontos do Blog O Galo de Barcelos ao Poder

Comentários