Ilustre Desconhecido: Mario Vargas Llosa

Jorge Mario Vargas Llosa (Arequipa, Perú, 28 de Março de 1936) é um dos mais reconhecidos escritores e ensaístas em língua espanhola, e o mais recente laureado com o Prémio Nobel da Literatura. Peruano de nascimento, filho de uma família de ascendência mestiça e crioula, conta também, desde 1993, com a nacionalidade espanhola.


Ao longo da sua vasta carreira tem acumulado várias distinções; antes do Nobel da Literatura de 2010, "pela sua cartografia das estruturas do poder e das suas imagens mordazes da resistência do indivíduo, da sua rebelião e derrota", distinguem-se, entre outros, o Prémio Cervantes de 1994 e o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras de 1986.


Vargas alcançou fama na década de 60, com romances como A Cidade e os Cães, A Casa Verde e Conversas na Catedral. Autor prolífico, divide-se entre géneros como a crítica literária e o jornalismo. Entre os seus romances contam-se comédias, romances policiais, históricos ou políticos. Vários deles, como por exemplo Pantaleão e as Visitadoras e A Festa do Chibo, forma adaptados ao cinema.


Muitas das suas obras são influenciadas pela sua percepção da sociedade peruana e pelas suas próprias experiências enquanto cidadão peruano. No entanto, a sua escrita tem vindo a tratar de temas cada vez mais universais, de forte inspiração europeia, uma vez que, desde a década de 60, tem residido em vários países do Velho Continente, como Espanha, Grã-Bretanha, Suiça e França.


Traço comum a vários escritores latino-americanos, Llosa tem tido uma participação activa na política: foi candidato à presidência do Perú em 1990, pela coligação Frente Democrática.
Títulos do autor disponíveis na sua Biblioteca:
- O Falador
- Elogio da Madrasta
- Os Cachorros; Os Chefes
- A Casa Verde
- A Guerra do Fim do Mundo
- História de Mayta
- História Secreta de Uma Novela
- Quem Matou Palomino Molero
- Pantaleão e as Visitadoras
- A Tia Julia e o Escrevedor
- Conversa na Catedral
- A Festa do Chibo
- Os Cadernos de Dom Rigoberto
- Travessuras de Uma Menina Má

Comentários