Ilustre Desconhecido: Joanne Harris


Joanne Michèle Sylvie Harris nasceu a 3 de Julho de 1964, em Barnsley, Yorkshire, Reino Unido, filha de mãe francesa e de pai inglês, ambos professores. Tendo crescido num ambiente pouco dado ao cosmopolitismo, o seu bilinguismo fê-la sentir-se deslocada do seu meio e refugiar-se, nos seus primeiros dez anos de vida, na leitura e num mundo de fantasia povoado por amigos imaginários. Passou grande parte da adolescência a escrever, imitando os seus autores preferidos, na busca de um estilo próprio. Concluídos os estudos secundários, diplomou-se em Línguas e Literaturas Medievais e Modernas, na Variante de Estudos Franceses e Alemães. Seguiu a tradição familiar do ensino, tendo sido, primeiro, professora de Francês e, mais tarde, de Literatura Francesa na Universidade de Sheffield.


As suas duas primeiras incursões na Literatura, os romances The Evil Seed (1989) e Sleep, Pale Sister (1993), conheceram uma reacção pouco efusiva por parte da crítica, nunca tendo sido reeditadas. Segundo lhe foi dito, os seus livros não tiveram êxito porque "as histórias não tinham sexo, passavam-se em pequenas vilas europeias e falavam demasiado em comida". Joanne, porém, insistiu na fórmula e, contrariando as expectativas, Chocolate (1999) foi um sucesso imediato. Nomeada para o Prémio Whitbread, a deliciosa obra foi adaptada com grande sucesso ao cinema, com Juliette Binoche e Johnny Depp nos principais papéis. Situada na aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, no vale do Loire, conta a história de Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e da sua filha Anouk, recém-chegadas à conservadora localidade e decididas e estabelecer-se na aldeia. Vianne abre um negócio pouco comum naquelas paragens: uma chocolateria. "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são uma lufada de ar fresco, uma tentação que vem tornar mais doce e alegre a vida dos habitantes da aldeia, algo que o austero e quase fanático Francis Reynaud, um jovem padre, não vê com bons olhos.


Na mesma senda de sucesso seguiram-se romances como Cinco Quartos de Laranja (2001), Vinho Mágico (2001), A Praia Roubada (2003), entre outros; em Sapatos de Rebuçado (2007), a continuação da história da protagonista de Chocolate, Joanne Harris conseguiu igualar o êxito do primeiro.


O seu mais recente trabalho, O Rapaz de Olhos Azuis, é um livro diferente de todos os outros até agora produzidos pela autora. "É um livro mais negro, mais pesado", nas palvras de Harris, que aborda o tema da relação do homem com as novas tecnologias. Conta a história de um rapaz malévolo, com um profundo ódio pela própria mãe, e das relações que este estabelece em comunidades virtuais. "Se houver alguma lição a reter", afirma a autora, "é a de que não podemos confiar em ninguém".


Da literatura "doce" à literatura com "sabor a sangue", Joanne Harris prova, uma vez mais, porque é hoje uma das escritoras mais lidas e apreciadas em todo o mundo.


Romances da autora disponíveis na sua Biblioteca:


- Chocolate

- Vinho Mágico

- A Praia Roubada

- Na Corda Bamba

- Valete de Copas e Dama de Espadas

- Danças e Contradanças

- Xeque ao Rei

- Sapatos de Rebuçado

- O Rapaz de Olhos Azuis


Descubra ainda A Cozinha Francesa - Um Livro de Receitas, também da autora.

Comentários