Eu comi o pão

Três homens, dois da cidade e um do campo, foram em peregrinação a Meca e concordaram em repartir a comida durante a viagem. Não levaram o suficiente e por fim só tinham farinha para fazer um pão pequeno. Enquanto o pão cozia, os homens da cidade começaram a falar.
- O pão não chega para os três! - disse um.
- Precisamos de um plano - respondeu o outro.
Puseram-se os dois a pensar e depois diseram ao camponês:
- Não há pão que chegue para os três, portanto o melhor é deixá-lo ficar até amanhã e o que tiver tido o melhor sonho come-o.
O campnês concordou.
Quando os outros dois adormeceram, o astuto camponês levantou-se e comeu o pão.
De manhã foi o primeiro a acordar, mas fingiu que estava a dormir, ouviu os dois habitantes da cidade murmurarem.
- Vou dizer que sonhei que dois anjos me levaram para o céu! - disse um.
- E eu direi que dois anjos me levaram para o inferno! - respondeu o outro.
Então o camponês fingiu que acordava.
- Vocês aqui? O que aconteceu para terem regressado tão depressa? - exclamou ele.
- O que queres dizer? - perguntaram os citadinos.
- É que eu sonhei que dois anjos vos levaram um para o céu e outro para o inferno. Pensei que nenhum de vós regressasse, por isso comi o pão.

Neil Philip in Livro ilustrado de contos de fadas

Comentários