Livro da Semana






Dias de coragem e de amizade

de

Nuno Tiago Pinto









     "O fundamental neste livro é que, através daquilo que os protagonistas descrevem, nós, os portugueses de hoje, temos acesso à história dos anos da guerra como ela ficou gravada naqueles que a fizeram. Não é pouca coisa."

Carlos de Matos Gomes, in Prefácio

     "O médico Abílio Alves esteve um ano e meio em Naqmbuangongo, Angola, a tentar salvar vidas, com poucos meios e sob ataques constantes. António Lobato foi o primeiro piloto a despenhar-se na Guiné e aquele que mais tempo esteve preso nas mãos do PAIGC. Maria Arminda Lopes Pereira dos Santos pertenceu ao primeiro grupo de enfermeiras pára-quedistas. António José Freire foi atingido, em Angola, por um estilhaço que lhe arrancou uma parte do crânio. Ao todo, foi operado 18 vezes à cabeça. José Penedo decidiu arriscar a vida ao volante de um Unimog para a companhia não ficar uma noite inteira sem água. Sofreu um acidente e ficou paraplégico. António Calvinho não esquece o dia em que foi retirado pelos colegas de um veículo em chamas, em Moçambique.

     O jornalista Nuno Tiago Pinto ouviu cada um dos 50 testemunhos que fazem parte deste livro e captou o momento mais dramático da sua experiência nos três cenários de guerra colonial - Angola, Guiné e Moçambique. São relatos impressionantes, feitos na primeira pessoa, de actos de  coragem e de amizade, de medo, heroísmo, desespero, de soldados, médicos, enfremeiras que combateram, de diferentes formas, em nome da pátria.

     Ao todo, foram mobilizados para os três teatros de guerra entre 800 mil e um milhão de portugueses. Destes, mais de nove mil morreram. Os outros regressaram a casa com marcas físicas ou psicológicas de uma guerra que os transformou e marcou para sempre. Esta é a sua história."

Este livro encontra-se disponível na Biblioteca Municipal.

Comentários