Dia Internacional da Mulher



Florbela Espanca

Nasceu em Vila Viçosa em 8 de dezembro de 1894, filha de Antónia da Conceição Lobo, mulher de condição humilde. Apesar de ter sido registada como filha ilegítima, seria educada pelo pai, João Maria Espanca, numa família da classe média que lhe proporcionou uma educação académica e literária pouco comum às mulheres da sua época. Foi uma das primeiras mulheres em Portugal a frequentar o ensino secundário e o curso de Direito da Universidade de Lisboa.

De personalidade forte, determinada e inquieta, Florbela diferenciava-se das mulheres da sua classe e meio social pelo modo de vida pouco comum para a época.

A poesia de Florbela reflete a intensidade dos seus estados de alma, a exaltação das suas paixões, o inalcançável desejo de plenitude e infinito e é marcada por uma sensualidade e erotismo, que precede um movimento de emancipação literária da mulher face às convenções morais e sociais do seu tempo. Apenas décadas mais tarde a sua obra seria reconhecida nos meios literários “pela intensidade de um emotivo erotismo feminino, sem precedentes na poesia portuguesa”.

Somente duas antologias, Livro de Mágoas (1919) e Livro de Sóror Saudade (1923), foram publicadas em vida da poetisa. Toda a sua obra poética foi reunida por Guido Battelli no volume Sonetos Completos, publicado pela primeira vez em 1934, após o que foram feitas dezenas de reedições.

Suicidou-se em Matosinhos, no dia em que completava 36 anos.

Conta-se que morreu de uma tristeza sem fim.

Comentários