Livro da Semana


Marilyn à beira mar

de

Vicente Alves do Ó

"1959 chegou cheio de acontecimentos...
Laura comprava cigarros na tabacaria, vestia-se com roupas que mandava vir de Lisboa e provocou escândalo quando vestiu um par de calças aos olhos de toda a gente."


"Narrado pelo filho, esta é a história de Laura, uma mulher pouco convencional que desafia os limites do permitido no Portugal conservador dos anos 50. Laura foge do marido que a maltrata e descobre o universo dos sonhos e do amor, onde finalmente lhe é consentida a liberdade. Tendo como pano de fundo a figura quase omnipresente de Marilyn, ídolo de Laura.
Livro intenso, provocador, adaptado ao cinema por António da Cunha Telles (Kiss me)."

"O carteiro bate sempre duas vezes. Marta estava no banho e Laura ao fogão. Queria fazer uma surpresa à tia. O rádio anunciava as notícias do dia. Coisas menores na ditadura salazarista, pelo que o pensamento da jovem era uma azáfama de ingredientes culinários. Quando o carteiro bateu pela terceira vez, Laura apercebeu-se, correu à porta e recebeu mais um dos pacotes estrangeiros, cheio de revistas. Avisou a tia, que lhe pediu para o abrir e ler os títulos, ao que Laura se sentou no chão, encostada à parede, rasgou o papel pardo e começou a debitar num mau inglês os nomes das magazines.
- Life...
- Quem é que está na capa?
- Maril... maril... monroi
- Marilyn Monroe!
- Isso, acho que é isso, tia. Quem é?
- Ah! Isso agora... Fica para a sobremesa."



Comentários