DISCOTESE

[Discoteca e catequese]

Pedro: Gosta de diversão? Então talvez tenha interesse no novo conceito que apresentamos a seguir. É uma ideia do ouvinte Ângelo Ribeiro. Ângelo, bom dia. Fale-nos deste seu projecto.

Eu: É um projecto chamado discotese. O que é que a discotese congrega? Congrega discoteca e catequese. É um estabelecimento de diversão nocturna que abre às 22 horas e proporciona entretenimento saudável aos jovens até às tantas.

Vanda: Até quando, exactamente?

Eu: Sei lá, até cerca das 23 e 30, por exemplo. Já tem acontecido fecharmos às 20 para a meia-noite. Acho que podemos e devemos ser ousados na questão do horário de encerramento. Bem como noutras. Dou o exemplo das beberagens.

Pedro: Que tipo de bebidas é que serve na discotese?

Eu: Bebidas de teor não alcoólico, mas divertidas. Todas com nomes de cocktails a sério. Lembro-me de que o Dry Martini é leite morno, por exemplo. o Bloody Mary é leite morno, também. Basicamente temos leite morno e água. É muito giro, eles adoram chegar ao bar e dizer: «Duas caipirinhas!» E eu, pumba, ponho logo o leite a aquecer. E temos shots de mousse de chocolate, para os mais velhinhos.

Vanda: Há problemas de segurança na discotese?

Eu: Não. Porque temos vigilantes. Temos cerca de seis, sete vigilantes, sempre. Por cada jovem.

Vanda: Por cada jovem?

Eu: Sim, sim. É muito raro, na discotese, um jovem ver outro jovem. Há tantos vigilantes, que é complicado. O que é óptimo, porque quando um jovem contacta com outro jovem, normalmente, começa com ideias parvas. Isto está estudado por especialistas lá fora. E os vigilantes são muito úteis para chamar um jovem à parte, por vezes, e dizer-lhe: «Jovem, sobre o modo como estás a dançar: atenção a essa expressão corporal, pois julgo que está com demasiada sensualidade.» Para refrear um pouco os excessos naturais deles, também.

Pedro: E a discotese é divertida?

Eu: É, e de que maneira. Eu às vezes abro o microfone e pergunto, para a pista: «Como é que é, está tudo ao rubro?» E eles: «Sim!» E eu: «Ah, então pára tudo. Porque o objectivo é proporcionar diversão moderada. Vamos lá a saber, quem é que está ao rubro?» E um ou dois lá levantam o braço. E eu: «Retirem-se, se faz favor. Dez minutos lá fora a reflectir no evangelho.» E depois então segue a música.

Ricardo Araújo Pereira, in "Mixórdia de temáticas"

Comentários