Livro da Semana


Alice

de

Caroline Stoessinger


"Aos 109 anos, a pianista Alice Herz-Sommer é uma testemunha viva do último século e dos primeiros anos deste que se inicia. Viu um pouco de tudo: sobreviveu ao campo de concentração de Theresienstadt, assistiu ao julgamento de Adolf Eichmann em Jerusalém, e contactou com algumas das figuras mais fascinantes da cultura, da política e da história do nosso tempo.
Ainda criança em Praga, passava férias com Franz Kafka, Gustav Mahler e Sigmund Freud; Rainer Maria Rilke era muito amigo da mãe de Alice. Mais tarde, quando decidiu ir viver para Israel, tocou para Golda Meir, Leonard Bernstein e Isaac Stern, entre muitos outros. Actualmente vive em Londres, onde continua a tocar piano várias horas por dia.
Apesar de ter estado detida num campo de concentração e de os nazis terem assassinado a sua mãe, o seu marido e vários amigos próximos, Alice é uma mulher vitoriosa que decidiu viver sem amargura. Este livro relata a impressionante e inspiradora história de determinação feroz de uma mulher - por vezes enfrentando o lado mais negro dos seres humanos - em ver o lado bom da vida.
É uma lição de amizade e optimismo, da importância de viver de uma forma simples e com esperança. É a história da música de uma vida em que não se desiste."   

Comentários