Livro da Semana


Um pai de filme

de

Antonio Skármeta


"Numa aldeia decadente e remota do Chile, onde uma simples ida ao cinema ou ao bordel implica uma viagem num velho comboio, também ele em vias de extinção, vive, com a sua mãe, um jovem professor primário cheio de sonhos literários e o natural desejo de encontrar o amor e descobrir o sexo.

 Nesse microcosmos, personagens magistralmente retratadas pelo autor vivem as suas vidas modestas, mas nem por isso desprovidas de sentimentos e ambições - a sua mãe, Cristián, o padeiro e grande amigo do seu pai, um francês que se foi embora da terra no próprio dia em que o mestre-escola, concluído o seu curso, regressava, as atraentes e casadoiras irmãs Gutiérrez, irmãs do seu aluno Augusto, um jovem de 15 anos, obcecado pelo desejo de perder a virgindade e ir pela primeira vez para a cama com uma mulher, outros alunos e uma prostituta que gosta de Geografia. Sem nada que o fizesse prever, aparece também Emílio, comme Zola, um bebé, filho ilegítimo do seu pai. 
 A acção é breve, mas intensa, e no final, Jacques, o professor, mais maduro, resolve os problemas sentimentais próprios e os daqueles que lhe são próximos.

 Nesta pequena novela de iniciação, que não deixará de nos fazer lembrar O Carteiro de Pablo Neruda e o seu inesquecível protagonista, Mário, o carteiro, Antonio Skármeta constrói, com uma enorme economia de meios, uma narrativa intensa e comovedora, na qual estão sempre presentes, como em toda a sua obra, uma enorme ternura e um humanismo que nos faz acreditar na bondade essencial do homem."

Comentários