Livro da Semana


O todo-meu

de

Andrea Camilleri


"Arianna é uma mulher feita, mas o seu temperamento é deliciosamente infantil. Quando Giulio a conheceu, num dia triste para ambos, foi logo conquistado por esta criatura selvagem, como uma menina abandonada, mas também lindíssima e sensual. Agora que vivem juntos, proporciona-lhe tudo o que ela pode desejar, incluindo aquilo que ele, devido a um grave acidente, já não lhe pode dar...

Aparentemente, não há segredos na vida deste casal, mas nada podia estar mais longe da verdade. Segredos, Arianna tem muitos, e aquele que mais acarinha é o «todo-meu», um refúgio só seu que lembra a pequena caverna no campo onde se refugiava quando era pequena. É aí que vive a sua única amiga verdadeira: Stefania.

À medida que os jogos deste casal se tornam cada vez mais perigosos, a extraordinária Arianna vai sentindo maior dificuldade em fazer a distinção entre a fantasia e a realidade. As consequências serão brutais.

Num jogo refinado e irónico, Camilleri põe a nu os dramas burgueses e conduz o leitor por um labirinto erótico onde, como no mito de Ariadne, vive um Minotauro que se alimenta dos desejos mais obscuros e inconfessáveis.

Uma leitura de um só fôlego, terrível e surpreendente."

Comentários