Livro da Semana


Memórias do silêncio

de

R. D. Rosen


Memórias do silêncio

A história verídica e impactante das crianças que sobreviveram, em silêncio, no Holocausto

Através dos testemunhos reais de três meninas judias - Sophie, Flora e Carla -, Richard D. Rosen transporta-nos para a dura e tocante realidade daquela que é, para muitos, a página mais negra da história da Humanidade.

SOPHIE, que sobreviveu  ao extermínio nazi graças a uma identidade falsa, durante anos acreditou que era católica e antissemita. Esta mentira, alimentada pela mãe para sua protecção, tornou-se o seu passaporte para a vida. Tornou-se oncologista nos EUA. 

FLORA, órfã vítima do genocídio, foi entregue aos cuidados de freiras católicas e andou de família em família, sem nunca conhecer ao certo as suas origens. Depois de ter sido adotada, chegou aos EUA em 1959, onde se tornou psicóloga.

CARLA, que passou a sua infância escondida em sotãos e divisões dissimuladas, carrega a culpa de ter sobrevivido, sabendo que um terço das crianças judias desse tempo não tiveram a mesma sorte. Já nos EUA, tornou-se terapeuta.

Este livro é mais do que um relato histórico dos horrores do Holocausto. É um tributo a milhares de crianças assassinadas e uma homenagem a todas as que escaparam, conseguindo reconstruir as suas vidas e recuperar das suas infâncias traumáticas... mesmo sem nunca as esquecerem.



Comentários