Livro da Semana


O voluntário de Auschwitz

de

Witold Pilecki


Vencedor dos prémios PROSE (2012) e Benjamin Franklin (2013) para melhor Biografia / Memória do ano


"Setembro de 1940: consciente do elevadíssimo risco, Witold Pilecki avança deliberadamente até uma batida feita pelas forças nazis em Varsóvia... e torna-se o prisioneiro nº 4859 de Auschwitz. Pilecki acabara de se voluntariar para uma missão secreta - e potencialmente suicida - do Armia Krajowa, o Exército do Estado Polaco clandestino, resistente à ditadura soviética e à invasão alemã: obter e divulgar informações sobre este novo campo de concentração, e criar uma organização de resistência entre os prisioneiros.

Sobrevivendo a muito custo a quase três anos de fome, doença e brutalidade. Pilecki foi bem-sucedido na sua missão, evadindo-se de Auschwitz numa audaciosa fuga em abril de 1943. Os seus relatórios, recebidos pelos Aliados desde o início de 1941, foram das primeiras informações que o mundo conheceu sobre a crueldade e os verdadeiros horrores que se viviam em Auschwitz, convencendo os Aliados de que o Holocausto estava em execução.

O Voluntário de Auschwitz é o relatório mais extenso e detalhado de Witold Pilecki, completado em 1945, no exílio. Ignorado pela ditadura comunista na Polónia durante mais de 40 anos, este documento único na história e na literatura sobre Auschwitz, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto é agora publicado pela primeira vez em português."

Comentários