Livro da Semana


Até nos vermos lá em cima

de

Pierre Lemaitre


A audácia e a vingança de dois homens destruídos por uma guerra inútil e bárbara.

Um romance histórico formidável sobre a força da amizade, repleto de personagens inesquecíveis.

A tragédia de uma geração perdida narrada com um talento e uma mestria impressionantes, na tradição de Dumas e Victor Hugo.

Sobre as ruínas da Grande Guerra, dois sobreviventes das trincheiras, consideravelmente maltratados, desforram-se levando a cabo uma burla tão espetacular como amoral. Fresco de uma rara crueldade, notável pela sua arquitetura e pelo poder de evocação, Até nos vermos lá em cima é um grande romance sobre o pós-guerra de 1914-1918, sobre a ilusão do armistício, a hipocrisia do Estado que glorifica os seus desaparecidos e se desembaraça dos cidadãos vivos e incómodos e sobre a abominação elevada a virtude. Numa atmosfera crepuscular e visionária, Pierre Lemaitre compõe a grande tragédia dessa geração perdida com um talento e uma segurança impressionantes.

Depois de terem escapado do caos da guerra, Albert e Édouard compreendem rapidamente que o país não quer saber deles para nada. Albert empregado modesto e timorato, perdeu tudo. Édouard, artista irreverente e excessivo, com o rosto esburacado por um estilhaço, é um homem esmagado pela história familiar. Desarmados e abandonados após a carnificina, vêem-se condenados à exclusão. Recusando-se a ceder à amargura ou ao desânimo, concebem uma burla de uma audácia inaudita que deixará o país em efervescência.

Até nos vermos lá em cima é uma singular história de cumplicidade atravessada por inesperadas cenas de amor e momentos de puro encantamento.

Comentários