Livro da Semana


Os Mensageiros

Antologia de Fernando Pessoa


"Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e morre na mesma cidade a 30 de Novembro de 1935. Foi uma das mais brilhantes figuras da cultura portuguesa de sempre, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal. Uma das suas principais caraterísticas foi a capacidade de criar múltiplas personagens conhecendo-se setenta e duas, entre heterónimos e pseudónimos. Sob a égide dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa e com o apoio da Antena 1 e da Casa Fernando Pessoa, a SevenMuses MusicBooks apresenta em livro e em disco a obra original Os Mensageiros, Antologia de Fernando Pessoa.
Esta antologia reúne artistas portugueses e brasileiros de vários quadrantes da cultura lusófona como a música, o cinema, o teatro ou a literatura.
A introdução e antologia poética são de Luís Filipe Sarmento que explana o neopaganismo do escritor em «Ser tudo de todas as maneiras» e revisita o essencial da obra poética do ortónimo Fernando Pessoa e dos heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.
Esta edição especial tem a oferta de um CD com música original, cujo desafio foi abraçar a multiplicidade do poeta numa viagem entre a intimidade e a universalidade. O resultado são 14 composições de vários autores inspiradas na poesia de Fernando Pessoa, das quais 9 canções - interpretadas por Dulce Pontes, Oswaldo Montenegro, Fernanda Porto, Ana Laíns, Débora Rodrigues e Ângela Maria. Contêm também 5 poemas musicados - declamados por Joaquim de Almeida, Ruy de Carvalho e Lia Lobato Lopes, uma criança que tem em si todos os sonhos do mundo.
Este disco conta ainda com a participação de vários músicos que habitualmente colaboram com outros nomes maiores da música."

Comentários