Livro da Semana


Meu pai, o General sem medo

de

Iva Delgado

"Humberto Delgado ficou conhecido como General sem Medo pela coragem com que enfrentou a ditadura de Salazar. Aclamado por multidões de norte a sul de Portugal, lutou pela Liberdade até à sua morte às mãos da PIDE, em 13 de Fevereiro de 1965.

O livro de memórias de sua filha revela-nos o lado íntimo dessa figura carismática, Humberto Delgado é recordado no seu bom humor e na sua generosidade, como pai a um tempo rigoroso e criador de elos afetivos.

As recordações da autora levam-nos até ao Canadá e aos Estados Unidos da América, onde viveu anos decisivos da sua infância e juventude. A inesperada reviravolta familiar que representou o combate do general contra o regime marcou indelevelmente Iva Delgado, que viu o pai pela última vez em 20 de Abril de 1959, data da sua partida para o exílio.

A presente obra inclui correspondência violada pela PIDE e uma extraordinária coleção de fotografias, na maior parte inéditas, Iva Delgado deixa-nos um testemunho ímpar sobre o homem que se tornou um mito do século XX português."

Comentários