Livro da Semana

 
Cidade em chamas
 
de
 
Garth Risk Hallberg
 
 
 
   "No último dia de dezembro de 1976, Nova Iorque prepara-se para celebrar a passagem de ano. Em Times Square, a famosa bola cai; nas baixa, os antros punk explodem de energia; as penthouses da zona alta da cidade iluminam-se em elegantes festas temáticas.
   Sobre a neve que cobre o Central Park derrama-se o sangue de Samantha Cicciaro. Muitos metros acima, na varanda de um luxuoso apartamento, dá-se um encontro improvável entre Regan Hamilton-Sweenie, herdeira de uma enorme fortuna, e Mercer Goodman, um professor negro recém-chegado do interior do país. A uni-los está William, um artista plástico a braços com a sua arte e os seus demónios.
   Rotas individuais em colisão, que nos conduzem aos recantos mais solitários de uma cidade perigosa, selvagem, à beira do colapso. Em seu redor, gravitam pessoas tão diferentes quanto os mundos que habitam: um adolescente suburbano seduzido por Manhattan, um financeiro acossado, um jornalista obcecado com uma única história, um grupo terrorista, e o detetive que tenta descobrir quais são as ligações de cada um deles ao tiroteio no Central Park.
   E quando a cidade se cobre de negro no célebre apagão de 13 de julho de 1977, estas vidas mergulham numa escuridão da qual sairão transformadas para sempre.
 
   Cidade em chamas capta a essência de Nova Iorque durante a tumultuosa década de 1970. Uma evocação virtuosa e profundamente humana de uma era exuberante, trágica, irremediavelmente perdida.
 
   Um romance sobre amor, verdade e redenção. Sobre como as pessoas mais próximas de nós são por vezes as mais difíceis de alcançar. Uma história sobre o que significa ser humano."

Comentários