Livro da Semana

Gata Borralheira e Contos Similares, de Francisco Vaz da Silva

"Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entende que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam os auditores e leitores a não baixa os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual. 

Contos Maravilhosos Europeus propõe-se a colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de modo acessível a não especialistas. Cada um dos sete volumes da coletânea apresenta as variantes literárias mais relevantes de um certo conto e aduz variantes orais ilustrativas do mesmo. Todas as variantes são apresentadas em texto integral, acompanhadas por comentários sucintos visando ajudar a elucidar a narrativa a que se referem. Assim, é possível utilizar esta obra de maneiras adequadas a idades várias e a interesses diversos.
Os contos apresentados resultam de uma seleção a partir de fontes diferentes em várias línguas e foram traduzidos, ou atualizados ortograficamente, para o português contemporâneo a partir dos textos originais.
Este primeiro volume da coleção apresenta o tema de Gata Borralheira como um vasto ciclo de contos constituído por quatro subgrupos: as desventuras da Gata Borralheira propriamente dita, Maria Peluda, Amo como o Sal e Rapaz de Cinzas.   

Comentários